15/04/11

Como muitas vezes acontece na vida... o inicio de algo  é sempre o mais difícil, tens que construir tudo com pés e cabeça, pedra por pedra, uma a uma, usando o corpo e todos os teus dotes, sempre na mesma direção até chegar ao destino. A isto chama-se fazer planos e traçar caminhos. E depois de quarenta ou cinquenta planos falhados, quando achares que já tens tudo mal feito, tentas pela ultima vez, viras os planos e andas por outras ruas e recomeças. É difícil, requer paciência e visão. Paciência porque o mundo é feito de milhões de caminhos e oferece-nos sempre outras saidas, visão porque tens que conseguir imaginar a tua vida de várias maneiras, tudo idealizado e já pronta para o que der e vier e é isso que te vai dar alento para continuares durante serões a fio a tecer pelos teus sonhos e pelos objectivos.
Claro que, pelo caminho, podem acontecer vários azares: as ruas podem nao ter saida, podemos calcular mal o caminho e demorar mais tempo do que o previsto, a vida pode-te dar facadas e tu caires vezes sem conta o que é mais normal. Mas a pouco e pouco a tua vida vai crescendo, vai ganhando forma e o todos os caminhos vão dar aonde queres.
O trabalho repetido e minucioso afugenta-te os fantasmas e dá-te asas, porque não tens que pensar em nada visto que está tudo pensado e elaborado. É uma forma de libertação ou chama-lhe o que quiseres. Eu comecei na loucura de ter pensamento e visao quando tinha 13 anos e me diagnosticaram um possivel grau de loucura. Onde diziam que eu podia aumentar ao longo do tempo e tornar-me maniaca de verdade, mas depois descobriram que era só uma fase da pre-adolescencia, mas eu tinha medo que eles tivessem razão que eu desse em louca e que me matasse, sim tive medo de morrer, nao aceitava ordens de ninguém e fazia o que queria.
Tudo isto para te dizer, que quando te vi outro dia, a lutar por esse amor sério, pensado e amadurecido pelo conhecimento profundo e honesto que só a amizade pode dar, que te achei feita de lutas e caminhos percorridos, cansada, mas muito feliz, que me senti e enchi de alegria por ti e me apeteceu
explicar-te porque é que te vi assim, feita de um mesmo caminho trabalhado com minúcia e tempo pelo amor.
Não sei durante quanto tempo esse amor te vai aconchegar o coração nem quantas vezes te vais perder pelo caminho, nem quantas terás de ultrapassar, mas quero que saibas que todos os caminhos, depois de percorridos, já não são só caminhos, são a tua vida, todas as experiencias e quem sabe que agora, não terás encontrado o percurso e o amor abençoado que te aquecerá as noites para o resto da vida, protegendo-te para sempre dos males do mundo como uma segunda pele.

04/04/11

Pedes-me  para ir ter contigo ver o por do sol, onde o tempo corre mais devagar e as ondas parecem nunca estar cansadas. E eu ia, como vão os pássaros no início do Outono, antes das árvores se despirem e o frio nos gelar os ossos.
Isto sou eu a sonhar, porque estás aqui, andas todos os dias nesta cidade como eu, e, tal como eu, estás farto e cansado dela, e se calhar é por isso que quando não temos vontade de estar com mais ninguém, arranjamos sempre tempo um para o outro e juntos, falamos de coisas sérias enquanto nos vamos rindo do mundo e de nós próprios!
Tu podias ser eu, se fosse rapaz e tivesse nascido há dezanove anos. E eu também podia ser tu, porque amo e sofro da mesma forma, porque tenho o brilho nos olhos iguais e as linhas da mão quase iguais,  e  temos um coração igual, tirado a fotocópia, com aurículas e ventrículos como todos os outros, mas um bocadinho maior do que é habitual. Isto sou eu a outra vez a imaginar, porque nunca vi não há radiografias ao coração e se houver, tenho medo de as ver, pode ser que o médico nos diga. A ti ou a mim, tanto faz, que temos um coração tão grande que um dia pode rebentar no peito e não dava jeito nenhum...

Olho para ti e vejo um pouco do que sou, os teus sonhos são parecidos com os meus, as tuas mãos têm a temperatura das minhas. Lembras-me os siameses aquelas que nascem colados e depende um do outro e depois nunca mais se separam?pronto, e eu gosto que faças parte dos meus dias e gosto de fazer parte dos teus e gosto ainda mais de saber que pode ser para a toda a vida.
Os amigos não se fazem, reconhecem-se, não mais
que de repente... de repente, tudo pode acontecer, basta um instante, as pessoas cruzam-se por acaso para nunca mais se separarem, e é então que percebemos que nada é por acaso!
Que afinal estar naquele sítio àquela hora era apenas a forma de nos aproximarmos e ficarmos mais ricos, mais cheios, melhores.
Tu já sabias que ia ser assim, tens o olhar dos adivinhos e a intuição dos grande sábios, mas eu não fazia ideia nenhuma que poderia existir alguém como eu... e por isso vou saboreando o presente como este presente que a vida me deu, a tua amizade, o teu tempo, a tua atenção, a tua discrição, a tua lealdade, a tua estima e preocupação, o teu bem querer, o teu conforto,o teu amor, pensando que a vida é grata e atenta e nos vai dando o que precisamos, basta estar atento aos sinais e saber segui-los com cuidado e humildade, aceitando os desvios e enfrentando os inevitáveis precipícios, descansando sempre que é preciso, sem nunca parar, sem nunca desistir, sem entregar as armas nem o coração.
Daqui a dez ou vinte ou trinta anos,  eu terei rugas e uma cabeça cheia de cabelos brancos, mas quero que saibas que, quando não tiveres força para estar com mais ninguém, podes sempre vir ter comigo e descansar nas minhas histórias que te fazem rir e me fazem pensar que ainda tenho alguma graça, mesmo que  que tenhas os mesmo sonhos e me roubes os ideais. E quero que venhas sempre com esse olhar de gato e esse andar de menino, ensinar-me coisas novas e descobrir comigo tudo,saboreando o presente que a vida nos deu um ao outro quando nos cruzámos e decidimos que seria bom morar no coração um do outro.
                        aconteça o que acontecer eu vou-te amar até morrer, digam o que disserem.
 és igual a mim e é isso que nos vai unir sempre,sempre que pensares em mim, pensas em ti e vice-versa. amo-te :)
A vida é tão simples. Tão igual para todos. Não há pessoas diferentes, não há heróis nem famosos que se distingam dos pobres e imperceptíveis. Todos erramos. Todos sofremos.
Todos temos uma vida nas mãos. O maior peso e responsabilidade que nos deram logo no primeiro sopro.
 Depende sim de nós cuidar de cada pedaço que nos foi concebido.
Dar sabor à vida, cor e sentido. Não basta carrega-la as costas e suportar uma tonelada de mal entendidos. O corpo é tão frágil. O coração é tão sensível.
Assume que erraste, chora e sofre.
a perdoar na altura certa, acredita, a altura certa existe.
 Quando a dor que sentes é tão grande e insuportável que a queres arrancar de ti a todo o custo.
O momento certo é quando precisas de te sentir bem. Se perdoaste e não o devias ter feito, deixa, a vida encarregar-se-á de to mostrar. Tudo acontece por uma razão.
A razão da pura existência de ser humanos que se auto mutilam com actos irresponsáveis e mal pensados. Não és mais fraco porque cedeste, porque acreditaste.
Se não acreditares a vida deixa de fazer sentido.
Se depois de sofreres, voltaste a sofrer, não te arrependas do sim em vez do não.
 Fazemos tudo em função do nosso bem-estar. Por vezes deveríamos usar muito mais a cabeça, evitando o sofrimento.
 Mas muitas vezes a cabeça apodera-se do sentimento.
 Sentes que não merecias, talvez tenhas razão, mas mesmo assim perdoaram-te.
 Dá valor aos que te seguram a mão e te mostram o caminho certo.
 Se optares pelo errado, mais tarde saberás. A decisão é tua.
 Os outros falam, os outros pensam, mas és tu que sentes.
 Quando és tu que choras, quando és tu que te debruças sobre uma cama procurando solução.
 As soluções surgem sempre, por mais difíceis ou inconscientes.
O que importa é que tudo tem explicação. Sabes ouvi-la?
 Escuta a vida. Ela fala contigo todos os dias. Todos os dias aprendes.
 Veste a roupa que tanto gostas e bota o perfume mais caro que guardaste para aquele dia.
Vai à luta, mesmo que tropeces ou te magoes. Se não arriscares nunca saberás.
Amanhã nada te garante que o teu sopro de vida não acabará.
Sai de casa, bebe um shot, diz aos teus melhores amigos que os adoras,
diz aquele que te completa o quanto o amas,
 agradece aos teus pais, bate palmas e salta.
 Estás vivo.
De que vale ter tudo o que queremos, se depois nao haveria mais nada para querer?

De que vale ganhar batalhas sem luta, se podemos cair no primeiro precipicio que nos aparecer?
De que vale ter asas se não podes voar?
 -Para quê sonhar?
-Para quê lutar?
-Para quê viver?
Muitos se perguntam sobre isto e eu apenas digo:
Se sonhas, voas, logo necessitas de tuas asas para voar, sonhas porque a vida é feita de sonho, muitos se perguntam para que serve sonhar mas poucos pensam no que seria a vida sem sonhos, sem esperanças...e se não lutarmos nunca iremos realizar esses sonhos,nunca passaraão de sonhos, e esperanças de esperanças....
- E o porquê de viver?
Para voar com as tuas asas, para sonhar, para ter esperança, para lutar e conquistar, para um dia ser finalizada pela morte e dar inicio ao que possa ser uma outra vida.
Pois tudo na vida tem inicio e fim!
A nossa meta é a morte ou talvez esta até seja a partida.
De tal forma tudo pode acabar com ela, mas ao mesmo tempo tudo pode começar!
Mas então se tudo o que começa tem fim. O quê que acontece aquilo que nunca teve inicio?
- De que vale ter tudo se por vezes esse tudo não vale absolutamente nada?